Uma equipe da NTS com integrantes do Jurídico (Daniela Russio e Bruno Piloto) e do Comercial/Regulatório (Ricardo Pinto e Maurício Lopes) viajou à Europa entre os dias 5 e 17 de maio para uma missão de benchmarking regulatório.

Nesse período, a equipe participou de um workshop sobre tarifação de transporte de gás, tendo ainda visitado agências reguladoras, associações e empresas transportadoras de gás de primeira linha na Europa. A “missão regulatória” foi uma oportunidade de adquirir conhecimento e de reforçar conexões.

Maurício e Bruno participaram de curso promovido pela Energy Regulators Regional Association - ERRA, em Budapeste, sobre mecanismos tarifários aplicáveis na Europa, tendo voltado com certificação em tarifação no modelo de Entrada/Saída (metodologia Capacity Weighted Distance). Eles explicam que até hoje o mercado da Europa segue aprimorando esse modelo, e que o mesmo processo deve ser visto no Brasil.

“A transição na Europa durou muitos anos, e vai ter que ser assim também no Brasil. Aqui o processo tende a ser mais fácil porque já temos o exemplo deles para seguir e também porque aqui é um único país, enquanto lá os membros eram de 28 nacionalidades diferentes”, explica Maurício.

“Identificamos semelhanças e diferenças com relação ao mercado de lá e daqui quando do momento da transição. A viagem nos proporcionou a obtenção de subsídios técnicos de como fazer esse processo”, acrescenta Bruno. “Foram várias visões sobre o mesmo mercado, pois estivemos com associações, reguladores e transportadores”.

Além de participar do workshop, a NTS também visitou os seguintes agentes:

- FGSZ (principal transportadora Húngara e gestora de plataforma de alocação de capacidade)
- E-Control (regulador austríaco)
- AGGM (gestor de área de mercado austríaco)
- CEGH (gestor da plataforma virtual de negociação de gás austríaco)
- SNAM (principal transportadora italiana)
- ENTSOG (associação das transportadoras europeias)
- IEA (Agência Internacional de Energia)
- GRTgaz (principal transportadora francesa)