Nova Transportadora do Sudeste S/A
A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A – NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade.
São mais de 2.000 quilômetros de gasodutos ligando os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo (responsáveis por aproximadamente 50% do consumo de gás no Brasil) ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.
Nossa História
A NTS foi criada a partir de um Termo de Compromisso assinado com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no qual a Petrobras se comprometeu a reestruturar a Transportadora Associada de Gás (TAG) e suas subsidiárias integrais, de forma a criar uma transportadora de gás natural no sudeste do Brasil (NTS) e outra no Norte-Nordeste (NTN).
2017
Em 04 de abril de 2017 a Petrobras finalizou a operação de venda de 90% das ações da companhia na NTS para o Nova Infraestrutura Fundo de Investimentos em Participações (FIP), gerido pela Brookfield Brasil Asset Management Investimentos Ltda., entidade afiliada à Brookfield Asset Management. Na mesma data, o FIP realizou a venda de parte de suas ações na NTS para a Itaúsa S.A (Itaúsa).
2021
Em 30 de abril de 2021, foi concluída a compra da totalidade das ações detidas pela Petrobras, correspondente a 10% do capital social da Companhia, pela Nova Infraestrutura Gasodutos Participações S.A. (NISA), sociedade que tinha como acionistas o FIP e a Itaúsa. A partir desta transação, a NISA passou a deter 10% de ações representativas do capital social da NTS em substituição à participação anteriormente detida pela Petrobras, que deixou de integrar o quadro de acionistas da Companhia.
2022
Em 12 de abril de 2022, foi aprovada a incorporação da NISA pela NTS, sendo os atuais acionistas da Companhia o FIP e Itaúsa.
2023
Ativo mais recente presente na malha de transporte da NTS, o gasoduto Itaboraí-Guapimirim (GASIG) é um marco para o mercado de gás natural brasileiro. Seus 11 quilômetros de extensão interligam posições estratégicas com o gás oriundo do pré-sal e simbolizam o novo momento vivido pós Nova Lei do Gás. Todo seu investimento foi realizado nos mais criteriosos padrões de segurança, tecnologia e sustentabilidade, garantindo a eficiência operacional e minimizando impactos ambientais, em um passo significativo em direção ao alinhamento com as diretrizes ESG. O sucesso do projeto é fruto da dedicação contínua de todo o time NTS, empenhado em transportar o futuro.
Em linha com o constante compromisso da NTS no sentido de realizar práticas promotoras de diversidade, igualdade e inclusão na indústria em que atua e, em atenção à transparência que norteia a nossa conduta, divulgamos o relatório de igualdade salarial referente ao ano de 2022.
A propósito, aproveitamos a oportunidade para exemplificar algumas iniciativas e ações que fomentam a igualdade de gênero e reforçam nosso compromisso com a diversidade:
- Meta de ESG – objetiva o aumento de representatividade feminina em posições de liderança;
- Recrutamento e Seleção – focado em público diverso, com o objetivo de fechar 60% das posições em aberto ao longo de 2024 com mulheres. Em 2023 atingimos taxa de 72% de diversidade nas contratações, sendo 55% de contratação de mulheres (desafio para o nosso mercado). Posições de estagiárias das bases e aprendizes fechadas apenas com mulheres, além de outras ações para fomento de contratação de mulheres em campo, como vagas afirmativas;
- Empresa Cidadã – garante a licença maternidade e paternidade estendida, além de auxílio creche com idade estendida e extensivo a homens;
- Espaço Inclusivo – espaço para lactante no escritório;
- Programa Jovens Profissionais – bolsas de 2023 direcionadas para mulheres;
- Políticas – Cartilha orientativa sobre diversidade e inclusão e política de reforço de ambiente positivo;
- Eventos anuais – palestras e eventos sobre igualdade de gênero e desenvolvimento de líderes;
- Canal de Denúncia (Canal Confidencial) – canal exclusivo para comunicação segura e, se desejada, anônima de condutas que violem o Código de Ética da NTS, as boas práticas ou legislação vigente.
Vale lembrar que o Relatório de Transparência Salarial foi baseado em informações extraídas da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), código que busca classificar as profissões existentes no Brasil, e os critérios adotados não consideram especificidades setoriais, segmentos da indústria, fatores locacionais ou qualquer particularidade para além do critério mínimo de 100 funcionários.