A NTS participou entre os dias 18 e 22 de fevereiro da Pipeline Pigging & Integrity Management Conference (PPIM), em Houston, no estado americano do Texas. O Coordenador de Engenharia Roberto Candreva e o Analista de Operações e Manutenção Bernardo Pessoa viajaram em busca do que há de mais avançado no campo de gerenciamento de integridade de dutos.

“Para quem possui a visão de ser uma empresa de classe mundial, não tem outro caminho, tem que participar da PPIM, é onde estão os líderes da indústria”, explica Bernardo.

Em sua 31ª edição, o evento é o único fórum do setor dedicado exclusivamente à integridade de dutos e conta com a presença de referências mundiais do setor de pipelines. Em sua maioria, os participantes são das áreas de engenharia e operação de empresas de transmissão e distribuição, porém o evento teve também representantes de órgãos reguladores, acadêmicos e prestadores de serviço.

Dividido em três segmentos, o evento oferece a cada ano treinamentos, apresentações de trabalhos técnicos e feira de expositores, sempre voltado às boas práticas da área. Outro atrativo da conferência é a possibilidade de trocar informações e contatos.

“É uma via de mão dupla. Nós aprendemos muito, mas também levamos conhecimento daqui. São países muito diferentes, com realidades diferentes, então sempre há algo novo que podemos trazer para aplicar na NTS, transformar em um case”, ressalta Candreva.

“O segmento de pipelines é antigo, tem muita gente com um conhecimento enorme prestes a se aposentar. Conferências como a PPIM são uma excelente oportunidade de compartilhar  conhecimento entre diferentes gerações e absorver parte do conhecimento dos profissionais seniores”, completa Bernardo.

Os dois avaliam a bagagem de conhecimento adquirida nos Estados Unidos, país referência em oleodutos e gasodutos, como bastante construtiva.

“É necessário adquirir mais conhecimento para avaliar se o que estamos fazendo está dentro do que há de mais seguro e tecnológico. Aprender para gerar valor”, conclui Candreva.