A primeira leva de equipamentos doados à Policlínica Itália Franco, de Japeri (RJ), foi entregue nesta segunda semana de maio. Foram 3 respiradores e 5 camas hospitalares com colchão. Outras 35 camas já estão compradas.

O objetivo da doação da NTS é habilitar, até o final do mês, 20 leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria para atendimento de pacientes com a Covid-19. 

Antes da doação, a Policlínica – única do município de 104 mil habitantes –, tinha 2 respiradores, 5 leitos de enfermaria e nenhum de UTI. A média diária de atendimentos na unidade, que ainda recebe paciente das vizinhas Seropédica, Queimados e Paracambi,  fica entre 300 e 350. 

“Nossa verba era para custeio. Conseguimos reformar a estrutura da policlínica recentemente, temos espaço, mas não tínhamos como investir em equipamentos”, diz a Secretária de Saúde do município, Rosi Moraes. 

À medida que os equipamentos vão sendo entregues, já passam a ser ocupados por pacientes que estavam em espera. 

“Com essa doação, vamos conseguir atender todos os nossos cidadãos, sem precisar de transferências. É uma ajuda incrível, salvadora”, completa Rosi.

Doações da NTS

A NTS doou um total de R$ 6 milhões, a serem divididos entre a Policlínica Itália Franco, de Japeri, e o Hospital Modular Emergencial, de Nova Iguaçu. Além disso, uma campanha entre seus funcionários está arrecadando cestas básicas para serem doadas a instituições que atendem famílias em situação de vulnerabilidade social em Nova Iguaçu . Todas as ações têm o apoio do Instituto da Criança.