Com o intuito de promover o desenvolvimento baseado em conhecimento e troca de experiências, a NTS enviou aos Estados Unidos, no fim de abril, dois funcionários para visitas técnicas a empresas e para participação do Congresso Mundial AGA (American Gas Association). Vinicius Araujo, engenheiro de medição e qualidade do gás natural, e Lauro Campos, gerente de operações e manutenção, ficaram imersos em novas experiências por uma semana. Confira um resumo do que foi feito ao longo dos dias:

 Visita técnica à empresa CEESI, em Iowa

A visita teve por objetivo entender o processo de calibração dos medidores ultrassônicos. Na oportunidade, levantaram o possível interesse da CEESI em montar uma estrutura no Brasil – medida que beneficiaria a operação da NTS devido à redução do tempo de calibração e à redução de custos, uma vez que hoje todas as unidades estão no exterior.

 Visita técnica à empresa Tory-Tech, em Houston

Na visita à empresa fornecedora do Flowcal, software utilizado pelas principais empresas do mundo para detecção de falhas do sistema de medição – que também está sendo implementado pela área de medição e qualidade da NTS – tiveram a oportunidade de conhecer o Macrom, software para gerenciamento das salas de controle que já atende aos requisitos das normas ISO.

Visita técnica à Energy Transfer, em Houston

Na visita ao centro de controle da Energy Transfer, conheceram a estrutura da sede operacional da empresa. A Energy Transfer possui 138 mil km de gasodutos e é responsável pela entrega de 30% do gás natural nos EUA, com cerca de mil pontos de entrega. Durante a visita foi possível entender como é realizada a operação da empresa – os centros de controle dedicados para cada malha de gasodutos, o número de operadores por turno e a jornada de trabalho.

 Participação no Congresso Mundial AGA (American Gas Association), em Nashville

A AGA, American Gas Association, é uma organização que desenvolve e publica padrões para a indústria de gás natural, em sua maior parte dedicada à área de medição e qualidade do gás natural. Tais padrões são utilizados no Brasil para atendimento aos regulamentos técnicos da ANP (Agência Nacional de Petróleo), tais como RTM (Regulamento Técnico de Medição) e RTDT (Regulamento Técnico de Dutos Terrestres).

O congresso AGA Operations Conference & Biennial Exhibition & Spring Committee Meetings é anual e é o principal evento do setor de gerenciamento de operações de empresas de transporte e distribuição de gás natural do mundo. A Conferência de Operações é o maior fórum da AGA com mais de 600 expositores e mais de 100 apresentações técnicas que abrangem vários tópicos, como medição e qualidade do gás natural, integridade, segurança, meio ambiente, engenharia e manutenção.

O evento apresenta grande foco na área operacional em especial na área de medição e qualidade do gás natural, abordando os requisitos das AGA’s. Além disso, norteia os novos rumos da tecnologia, tais como novos softwares de operação, internet das coisas, realidade aumentada etc.

Na oportunidade, Vinicius e Lauro compartilharam conhecimento técnico, ideias e práticas, conheceram as novas tecnologias e equipamentos com o objetivo de viabilizar o que é aplicado de melhor no mundo para a NTS.