Com foco na segurança total de suas operações, a NTS fez, no dia 9 de janeiro, uma importante operação de troca de trecho em um de seus gasodutos. Em quase dois anos de empresa, foi a primeira vez que se fez necessária a operação.

O tubo trocado foi no trecho do gasoduto Gasbel que passa pela cidade de Belmiro Braga, em Minas Gerais. De acordo com o Coordenador de Engenharia Roberto Candreva, toda a operação – desde a identificação do problema, em novembro, até a obra de troca – envolveu cerca de 70 pessoas. O processo de troca foi realizado em apenas 1 dia.

"A troca em si é executada de forma rápida para reduzir o impacto nas operações, no abastecimento de gás e na segurança de todos os envolvidos", explica Candreva.

A preparação, no entanto, foi metódica. A trinca no tubo foi encontrada em escavação para inspeção no início de novembro e, constatada a necessidade da troca, as atividades do trecho foram interrompidas e o transporte do gás, rearranjado. Imediatamente começaram os preparativos para a substituição, e o tubo que seria usado na reposição começou a passar por testes.

Uma análise preliminar de risco foi realizada com todos os envolvidos, onde foram abordados temas como despressurização e desgaseificação da seção; preparação da vala, execução do corte e soldagem, repressurização da seção e recomposição do terreno.

Com todos os processos avaliados, a obra foi bem-sucedida e contribuiu para manter em segurança o transporte de gás natural na região.