Voltada ao seu desenvolvimento constante, a NTS participou de 18 a 21 de março da 14th Pipeline Technology Conference, em Berlim, na Alemanha. Os engenheiros Fernando Nunes e Pedro Gea foram os representantes da empresa nessa que é a principal conferência e exposição da Europa sobre sistemas de dutos.

Com palestras e apresentações, os participantes estiveram em contato com provedores de conhecimento e serviços para trocar experiências sobre as mais recentes tecnologias onshore e offshore e falar sobre novos projetos que apoiam as estratégias de energia em todo o mundo.

Para Fernando Nunes, foi um intenso brainstorm, com aprendizados diários:

“É sensacional a experiência de ter acesso a diversos outros operadores de dutos do mundo e entender como eles estão atuando na busca pela excelência em suas operações. Saímos com a certeza de que a NTS está no caminho certo para tornar-se referência na gestão do transporte de gás natural."

Alguns dos principais temas da conferência foram a integridade de dutos, a transformação digital e o fenômeno das derivações clandestinas ao redor do mundo. Dentro desse último assunto, um dos destaques apontados por Fernando foram os painéis apresentados por profissionais do Brasil e da Nigéria, no encerramento do congresso, que mostraram suas respectivas visões sobre como lidar com a situação. A mensagem passada pelos representantes de cada país evidenciou a necessidade de tratar o assunto em nível global de colaboração, não só no aspecto tecnológico, mas também no desenvolvimento social, na relação com as comunidades e no envolvimento das autoridades competentes.